Fogo com frente activa em Oliveira do Hospital

Associação do sector diz que Alberto João Jardim devia ter "tento na língua" e considera que o governante fez declarações "lamentáveis" a propósito dos incêndios na Madeira, que deixam suspeitas sobre os bombeiros.
Presidente da Câmara rejeita críticas da oposição, diz que esteve sempre a coordenar as operações e que só descansou por questões da saúde. Oposição cita Passos: "Que se lixem as férias".
O presidente do governo regional da Madeira disse hoje que os fogos que assolaram a ilha provocaram um cenário "dantesco" e considerou como "estranha coincidência" os incêndios terem ocorrido após as suas declarações sobre os bombeiros.
O presidente do Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira, Luis Neri, disse hoje à noite ter “quase a certeza" de que a maior parte dos fogos que deflagraram na região nos últimos dias "não teve origem natural".
Dois dos feridos ficaram em estado grave. Veículo onde seguiam os bombeiros foi tomado pelas chamas quando se encontrava numa localidade do concelho de Tavira. Incêndios na região lavram há mais de dois dias.
Desde quarta-feira, 94 pessoas foram assistidas no hospital do Funchal devido aos incêndios, entre as quais 14 bombeiros e cinco crianças.
Tentavam proteger uma habitação no Vale do Lugar do Moreno e ficaram cercados pelo fogo. Não têm água e receberam agora o apoio dos meios aéreos.
O presidente da Câmara de Tavira, Jorge Botelho, disse hoje que o concelho de Tavira tem um terço da sua área total ardida, por causa do incêndio que lavra desde quarta-feira e continua com quatro frentes ativas.
Denso nevoeiro cobre o concelho de Santa Cruz, que continua a ser fustigado pelo fogo. Há casas em risco.
Impressiona quem passa. São vales e montes de terra queimada no concelho. Autarca pede que seja decretada zona de calamidade pública. Hoje, as temperaturas voltam a ultrapassar os 30 graus no Algarve.
Apesar de alguns sinais de acalmia, a protecção civil não conseguiu ainda dominar as chamas.
Pelos menos oito incêndios estavam ativos em Portugal continental às 23:30 de hoje, sendo o distrito de Faro o mais afetado, com mais de 730 bombeiros e 100 veículos a combater os dois fogos.
Chamas em São Brás de Alportel preocupam bombeiros. Algumas pessoas evacuadas do local por precaução.