sábado, 21 de julho de 2012

Dominado incêndio na serra algarvia

Fogo deflagrou há quatro dias e consumiu milhares de hectares nos concelhos de Tavira e São Brás de Alportel.

O incêndio que desde quarta-feira lavra na serra algarvia foi esta tarde declarado como dominado, anunciou um responsável da Protecção Civil, explicando que a probabilidade de a área afectada pelas chamas se alargar é muito reduzida.

De acordo com o segundo comandante nacional da Protecção Civil, José Codeço, existem ainda focos do incêndio que merecem especial atenção, a norte do concelho de São Brás de Alportel e na zona junto a Cachopo, em Tavira.

"As forças ainda estão no terreno e foram consideradas em todos os sectores como sendo suficientes, pelo que nós podemos declarar o incêndio dominado", afirmou, cerca das 18h00, acrescentando que os meios deverão manter-se para combater eventuais reactivações.

Segundo o responsável, não há justificação para começar a retirar os meios accionados para o combate - mais de 1.000 operacionais e 13 meios aéreos -, questão que vai ainda ser abordada num briefing com o comando nacional.

José Codeço sublinhou que poderá ainda haver frentes activas, mas dentro do perímetro do incêndio (aproximadamente 75 quilómetros), pelo que a probabilidade de a área atingida se estender é muito reduzida.

"As forças que estão no terreno de imediato combatem essas reactivações", concluiu.

In "Rádio Renascença"