sexta-feira, 20 de julho de 2012

Bombeiros conseguem desviar chamas de depósitos de gás na Madeira

Denso nevoeiro cobre o concelho de Santa Cruz, que continua a ser fustigado pelo fogo. Há casas em risco.
Uns reacenderam, outros estão em rescaldo, mas os incêndios na Madeira não dão descanso aos bombeiros e o fumo é muito. Ao início da manhã, chegou-se a temer que as chamas atingissem depósitos de gás, mas os soldados da paz conseguiram desviar o incêndio.

Há mais de dois dias que as chamas destroem floresta e mato na ilha da Madeira e não dão descanso nem a bombeiros nem à população. Os relatos que chegam indicam que há, de novo, casas em risco e a Camacha é uma das zonas afectadas.

Os acessos são bastante difíceis: enquanto ontem se conseguia chegar à zona pelos túneis, hoje alguns estão cortados e é preciso fazer muitas voltas.

Na outra ponta da ilha, em Porto Moniz, nas Achadas da Cruz, o fogo também está mais intenso e uma habitante da freguesia revela que está a aproximar-se das casas.

“O incêndio reacendeu e não se vê bombeiros. Está outra vez uma desgraça. Está a aproximar-se das casas a grande velocidade, porque há muito vento. Está toda a gente em alvoroço”, descreve Rosa Açafrão à Renascença.

No Sítio das Morenas, a situação também não está fácil e as habitações correm riscos.


Tempo mais fresco mas quente

A temperatura máxima desce esta sexta-feira na Madeira, mas o tempo quente é para se manter.

“Está prevista uma ligeira descida da temperatura para hoje e que se mantém ao longo dos próximos dias, com 26 graus de temperatura máxima para hoje. O vento continua a ser moderado do quadrante nordeste, não vai haver grandes alterações. Mas a variação é muito pequena em relação aos dias passados. Apesar de mais fresco, continua o tempo quente”, revela à Renascença a técnica do Instituto de Meteorologia Paula Leitão.

In "Rádio Renasncença"