domingo, 22 de julho de 2012

Incêndio de grandes proporções obriga ao corte de estradas e do TGV na Catalunha

Um incêndio de grandes proporções que deflagrou ao início da tarde em La Jonquera (Girona), perto da capital catalã, Barcelona, levou ao corte de várias estradas e da linha do TGV que fazem a ligação para França.

Do lado espanhol, foram fechadas a estrada N-II e a autoestrada AP-7, enquanto do lado francês foi cortada a circulação nas autoestradas D900 e A9, tendo também sido encerrada a linha do comboio de alta velocidade (TGV) entre os dois países.

O combate às chamas está a ser dificultado pelas fortes de rajadas de 90 quilómetros por hora que se fazem sentir na região, e que impedem que sejam utilizados meios de combate aéreo aos vários focos do incêndio.

Do lado espanhol, de acordo com as informações avançadas pelo jornal El País, já arderam 150 hectares, ao passo que no outro lado da fronteira as chamas já deverão ter consumido mais de 10 hectares.

O fogo está descontrolado e continua a não ameaçar povoações, mas as autoridades de ambos os países estão a pedir às populações que permaneçam nas suas casas.

Na Catalunha, os Bombeiros da Generalitat colocaram em alerta seis localidades, além de La Jonquera, nomeadamente Agullana, Campmany, Biure, Vilarnadal, Sant Climent Sescebes e Masarac, pedindo aos habitantes que fiquem em casa, com as portas e as janelas fechadas.

Já na parte francesa, a localidade mais afetada é Perthus, em plena zona fronteiriça, onde os serviços de socorro já resgataram um grupo de turistas que estavam em perigo.

Ainda assim, o presidente da câmara municipal da Perthus assegurou que as pessoas podem permanecer nas suas habitações sem perigo.

SIC