quarta-feira, 9 de abril de 2008

Trânsito continua interrompido em quarteirão na Avenida da Liberdade com a Conde Redondo

O trânsito mantém-se interrompido desde segunda-feira no cruzamento de uma lateral da Avenida da Liberdade com a Rua do Conde Redondo, Lisboa, devido à falta de condições de segurança, adiantou à Lusa fonte da PSP.

Fonte da Divisão de Trânsito da PSP disse à Lusa que aquela via, encerrada ao trânsito segunda-feira devido ao perigo de queda de chapas de um prédio devoluto há vários anos, causado pelo vento forte,continua sem reunir condições de segurança.

A mesma fonte não adiantou mais pormenores sobre a situação, alegando tratar-se de uma situação da responsabilidade da Protecção Civil Municipal.

A Lusa contactou a Protecção Civil Municipal, tendo o Chefe de Divisão de Planeamento e Operações, Vítor Vieira, referido que o problema está a ser resolvido pela Direcção Municipal de Reabilitação Urbana e que "em princípio amanhã [quinta-feira] ou depois estará resolvido".

Vítor Vieira acrescentou que, na segunda-feira, a Protecção Civil Municipal também esteve no local, solicitou a presença ds serviços de gestão urbanística da autarquia para que resolvesse a situação daquele prédio que é "propriedade particular" mas cuja situação os serviços já conhecem "há algum tempo e já notificaram mesmo os proprietários para que fizessem obras".

"O que ficou acordado na segunda-feira entre as várias autoridades presentes no local foi que o trânsito se mantivesse cortado até que sejam repostas as condições de segurança", acrescentou.

A circulação foi interrompida segunda-feira às 11:15 da manhã num quarteirão junto ao número 242 da Avenida da Liberdade, no cruzamento com a Rua do Conde Redondo, devido à ameaça da queda de chapas de um edifício de quatro andares devoluto há vários anos.

No local estiveram, segunda-feira, elementos da PSP, da Protecção Civil Municipal e dos Sapadores Bombeiros de Lisboa, tendo estes removido algumas chapas do prédio e fixado outras para evitar que caíssem devido ao vento.

Três viaturas dos Sapadores Bombeiros, duas da PSP e um rebocador da Polícia Municipal estiveram também no local para retirar os carros estacionados na via lateral direita da Avenida da Liberdade, que se encontrava fechada ao trânsito no sentido Restauradores - Marquês de Pombal, segundo a Lusa constatou na altura.

Os trabalhos de fixação e retirada de chapas, realizados pelos Sapadores de Lisboa, terminaram às 15:20 de segunda-feira.

O trânsito continua, tal como segunda-feira, a ser parcialmente desviado na lateral da Avenida da Liberdade com a Alexandre Herculano, conclui a fonte da Brigada de Trãnsito da PSP.

Lusa