quarta-feira, 9 de abril de 2008

Instituto de Meteorologia desconhece se ocorreu tornado, pede imagens do fenómeno

O Instituto de Meteorologia disse à Lusa desconhecer se o fenómeno que ocorreu hoje de manhã em Santarém foi um tornado, apelando a quem tenha filmado ou fotografado a ocorrência que faça chegar as imagens àquele organismo.

Em declarações à agência Lusa, fonte do Instituto de Meteorologia (IM) admitiu no entanto estarem "criadas as condições atmosféricas potenciais à ocorrência de tornados de pequena dimensão".

"De acordo com as últimas imagens de satélite, o IM está a avaliar a evolução deste tipo de fenómenos, mas não pode confirmar que um tornado de pequena dimensão tenha ocorrido" no distrito de Santarém, disse.

Para ajudar o instituto a confirmar a tipologia de fenómeno que ocorreu esta manhã, o IM apela "a quem o tenha fotografado ou filmado" que ceda esse material ao organismo.

A mesma fonte adiantou que o instituto recebe imagens via satélite de 15 em 15 minutos, que está a avaliar e, caso se prevejam fenómenos semelhantes, avisar as autoridades.

Numa declaração enviada à Lusa, a meteorologista de serviço da Divisão de Vigilância e Previsão Meteorológica do IM, Ângela Lourenço, referiu que "as condições meteorológicas que afectam o território do continente são compatíveis com fenómenos do tipo tornado de intensidade fraca".

A responsável acrescentou ter chegado ao IM um "testemunho" a dar conta da ocorrência de um "tornado" na região de Alcanena cerca das 09:00.

Sublinhou, porém, que a confirmação deste fenómeno e da sua intensidade "carece de uma avaliação mais detalhada da informação meteorológica disponível, assim como os seus reais efeitos".

Os ventos fortes e a chuva verificados esta manhã no distrito de Santarém provocaram seis feridos ligeiros, quedas de árvores, diversas estradas cortadas e dificuldades de acesso a algumas localidades, segundo fonte da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

O mau tempo fez-se sentir com maior intensidade em Pernes, Amiais de Baixo e Santarém, Vibreira (Torres Novas) e Vila Moreira (Alcanena), tendo algumas estradas de acesso a estas localidades sido cortadas devido a quedas de árvores e arrasto de objectos para a via pública.

Dos seis feridos ligeiros, três foram transportados para o hospital distrital de Santarém e os restantes foram assistidos no local pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e pelos bombeiros voluntários.

Lusa