quarta-feira, 9 de abril de 2008

Ainda vale a pena ser Bombeiro Voluntário?

Vivam,

São certamente muitos os dias e as noites que os Bombeiros Voluntários de Portugal seguem em auxílio do seu semelhante, deixam o seio da sua família muitas das vezes com a incerteza do seu regresso.

Para além de outras dificuldades, os Bombeiros Voluntários de Portugal têm défice em formação, em equipamento de protecção individual nas mais diversas áreas e como se ainda não bastasse, são usados como pau para toda a obra. Em suma, só somos voluntários, porque verdadeiramente temos amor à causa.

O despacho 9368/2008 prevê Regulamento do Sistema de Avaliação dos Bombeiros Voluntários, este documento é agora aprovado após ter sido ouvido o Conselho Nacional de Bombeiros. O documento prevê que se o avaliado for assíduo e cumprir com todos os objectivos durante um período de 3 anos consecutivos, terá uma pontuação final de (Desempenho Muito Bom), logo tem direito a frequentar acções de formação adequada ao desenvolvimento de competências profissionais. Os que infelizmente por motivos profissionais não tiverem disponibilidade para cumprir com os vários abjectivos serão sujeitos a uma avaliação rigorosa.

Para além de todas as dificuldades vividas no interior de cada corpo de bombeiros, como a falta cada vez mais notória de voluntários, este despacho vem agora prever uma avaliação de quem trabalha voluntariamente A TROCO DE NADA!

Esta é uma questão que devemos todos meditar “Ainda vale a pena ser bombeiro Voluntário?”

In Bombeiros.pt