terça-feira, 8 de abril de 2008

Inudações e derrocadas marcaram noite de chuva e vento na Madeira

Algumas derrocadas, queda de árvores e inundações fizeram sair segunda-feira à noite e madrugada de hoje os bombeiros dos quartéis devido às más condições atmosféricas no arquipélago da Madeira, marcadas por fortes chuvas e vento.

Devido a estas condições atmosféricas, um avião da Air Berlin, proveniente de Dresden, divergiu para a ilha do Porto Santo, onde aguarda por melhores condições de tempo para chegar à ilha da Madeira.

Os primeiros voos da manhã (descolagens), segundo uma fonte aeroportuária, foram, no entanto, efectuados.

A cidade do Funchal foi a mais atingida pelo mau tempo, tendo os Bombeiros Voluntários Madeirenses acorrido a 18 inundações em estabelecimentos comerciais e residências, em particular na Zona do Almirante Reis, efectuando ainda a remoção de pedras e de terras, bem como o corte de árvores no Caminho dos Pretos e na Fundoa.

Santa Cruz e Santana foram outros concelhos onde os bombeiros foram igualmente chamados a intervir.

Na ronda a todas as corporações de bombeiros da Região efectuada pela Agência Lusa não há, porém, a registar casos de danos pessoais.

O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros emitiu um aviso de mau tempo desaconselhando a circulação a pé ou em automóvel nas zonas altas da ilha da Madeira devido à chuva e fortes ventos com rajadas que poderão atingir os 120 quilómetros horários.

A Capitania do Porto do Funchal aconselha também o regresso das embarcações aos portos de abrigo devido à forte ondulação.

Lusa