terça-feira, 8 de abril de 2008

Senhora encontrada sub nutrida e com indícios de maus-tratos

Uma senhora de 78 anos deu entrada no Hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz (FAAD), em Oliveira do Hospital, no passado dia 03 de Abril, com subnutrição e alguns hematomas que evidenciavam maus-tratos.

A senhora, de Chamusca da Beira, vivia com a sua filha, que tem cerca de 30 anos, e que, segundo o Sargento-mor Martins, do Destacamento Territorial da GNR da Lousã, em entrevista a Boa Nova, “não permitia que a mãe pudesse dispor dos cuidados que necessitava, não deixando ninguém entrar em casa”.

O Sargento-mor acrescentou que “já existiam queixas de alguns vizinhos devido a comportamentos menos adequados por parte da filha, que aparenta sofrer de algumas perturbações mentais”.

Desta forma o tribunal emitiu um mandado de apreensão e a filha foi presente a tribunal, enquanto a senhora foi encaminhada para o Hospital da FAAD. Segundo o Dr. Madeira Dias, em entrevista a Boa Nova, “a senhora foi enviada pelo Centro de Saúde de Oliveira do Hospital” e “não responde as ordens simples, não é colaborante e não fala”.

O director clínico da FAAD acrescentou que “a senhora vinha com a informação de que teria sofrido maus-tratos, apresentando uma nódoa negra na mama direita e outra por cima do olho direito”. A senhora continua internada no Hospital oliveirense,enquanto que a sua filha, após presente em tribunal, foi encaminhada para o serviço de psiquiatria dos Hospitais da Universidade de Coimbra.

Rádio Boa Nova