terça-feira, 18 de março de 2008

Monumento de Homenagem ao Comandante Manuel Serra

Vai ser inaugurado, no dia da comemoração do aniversário dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, assinalado no dia 30 de Março, o Monumento ao Bombeiro e a Praça Comandante Manuel Serra.

A cerimónia, segundo informação da autarquia, vai realizar-se às 11h00. A informação já havido sido divulgada por Mário Alves, aquando da 2ª Fase da entrega de livros no Plano Nacional de Leitura, mas surge agora de forma oficial. O monumento, que está a ser edificado na rotunda próxima as ruas Eng. António Campos e D. Josefina da Fonseca, pretende, segundo a autarquia, “servir de homenagem ao Comandante Manuel Serra, e aos mesmo tempo à instituição Bombeiros Concelhios”.

Será mais um monumento da autoria do escultor Luís Queimadela, o mesmo que desencadeou o monumento de homenagem ao empresário. A obra vai custar no seu todo cerca de 140 mil euros. Segundo o presidente da autarquia “não é muito dinheiro, se quisermos ter alguma atractividade na cidade”.

No monumento vão ser criadas três partes, a base, e dois elementos escultóricos. A base é irrigada por uma toalha de água, que em cascata se precipita pelas paredes em plano inclinado. Segundo o último boletim municipal “esta água pretende representar por um lado a pureza, por outro o movimento e a força da atitude”. Agarrado a este elemento surge uma parede chapeada a granito, em que um corte é inserido num busto em bronze do Comandante Manuel Serra. Sobre a base de betão vai erguer-se outro elemento escultórico que pretende representar os elementos da natureza.

Rádio Boa Nova