Monumento de Homenagem ao Comandante Manuel Serra
Vai ser inaugurado, no dia da comemoração do aniversário dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, assinalado no dia 30 de Março, o Monumento ao Bombeiro e a Praça Comandante Manuel Serra.
A cerimónia, segundo informação da autarquia, vai realizar-se às 11h00. A informação já havido sido divulgada por Mário Alves, aquando da 2ª Fase da entrega de livros no Plano Nacional de Leitura, mas surge agora de forma oficial. O monumento, que está a ser edificado na rotunda próxima as ruas Eng. António Campos e D. Josefina da Fonseca, pretende, segundo a autarquia, “servir de homenagem ao Comandante Manuel Serra, e aos mesmo tempo à instituição Bombeiros Concelhios”.
Será mais um monumento da autoria do escultor Luís Queimadela, o mesmo que desencadeou o monumento de homenagem ao empresário. A obra vai custar no seu todo cerca de 140 mil euros. Segundo o presidente da autarquia “não é muito dinheiro, se quisermos ter alguma atractividade na cidade”.
No monumento vão ser criadas três partes, a base, e dois elementos escultóricos. A base é irrigada por uma toalha de água, que em cascata se precipita pelas paredes em plano inclinado. Segundo o último boletim municipal “esta água pretende representar por um lado a pureza, por outro o movimento e a força da atitude”. Agarrado a este elemento surge uma parede chapeada a granito, em que um corte é inserido num busto em bronze do Comandante Manuel Serra. Sobre a base de betão vai erguer-se outro elemento escultórico que pretende representar os elementos da natureza.
Rádio Boa Nova
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home