terça-feira, 31 de março de 2009

Quem Somos Nós?

Dei comigo, durante o fim de semana a combater incêndios florestais e a pensar se seria um gajo maluquinho, perdido no meio do mato e do fumo, de rádio na mão a ver se haveria alguma hipotese de meter ali um carro naquele caminho para que o incendio não nos trocasse as voltas e passasse ali.

Deixei-me levar pelos pensamentos enquanto olhava para a serra em chamas e gritei: ora merda, será que sou doido, estúpido ou burro, ou ainda acredito no pai natal?

Chamei pelo CDOS e eles sempre prontos lá responderam. Pedi apoio aéreo que como não poderiadeixar de ser, estava indisponiveis por esse país fora a apagar outros fogos.

O CDOS ainda perguntou: "Informe ponto de situação!Necessita de mais meios?"
Obviamente que uma raivinha cresceu bem lá no fundo das minhas entranhas e respondi secamente: " tres frentes, a arder com intensidade, necessito mais meios, se os tiverem o que pelos vistos não têm...", do lado de lá fez-se silêncio ao rádio...um silêncio que ate metia dó...pelo menos a minha mensagem passou!

Lembrei-me do que ja escrevi neste blog, do que ja escrevi nos foruns do saudoso http://www.bombeirosdeportugal.com/, do que já escrevi no forum do http://www.bombeiros.pt/, que como eu, muitos manifestam os seus receios, os seus concelhos, bem lá no fundo os seus desabafos... muitas pessoas influentes, lêm o que escrevemos, acusam-nos de sermos cavaleiros do apocalipse, de sermos mal educados, burros e de não percebermos um caraças desta merdice...

Será que são eles que têm razão e somos realmente burros e profetas da desgraça que dá o coiro de borla nos incêndios?

De que teremos medo para nos juntarmos e de fazermos uma greve, um boicote?
O que nos vai na alma quando toca a fogo e não hesitamos e entramos no primeiro carro de fogo que se nos atravessa à frente?

Que tipo de pessoas somos nós que andamos sem equipamentos de protecção individual no mato, em carros com mais de 25 anos de serviço, sem segurança nenhuma?

Porque é que permitimos que pessoas ganhem 3500 euros por mês, com carro para usarem como querem no ar condicionado, denominando-se de estrategas e nós andamos de graça, a arriscar o nosso corpo para os sustentarmos?

Já pensaram nisso?

Quando estiverem num incêndio, parem para pensar um bocadinho na nossa loucura!
Tou cansado... merecemos mais amigos BOMBEIROS... bem mais!

Autor: socorruh

Bombeiros para Sempre

1 Comments:

At 4:43 da tarde, Blogger Reinaldo Baptista said...

Exelente artigo,

 

Enviar um comentário

<< Home