terça-feira, 24 de março de 2009

Sete fogos activos

O Parque Nacional da Peneda-Gerês continua debaixo de fogo. Os últimos dados indicam quatro incêndios activos.

Em São Lourenço, Montalegre, 43 bombeiros, apoiados por nove viaturas combate um incêndio florestal no perímetro do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG). Duas equipas de Sapadores Florestais e o Grupo 1 da Força Especial de Bombeiros combatem o fogo que deflagrou cerca das 10.38 desta manhã.

Em Barca, Montalegre, o incêndio que chegou a estar circunscrito, tem agora três frentes activas no PNPG. No local, uma equipa do Grupo de Intervenção Protecção e Socorro, integrados num total de 36 homens, apoiados por 6 viaturas e por um Helicóptero Bombardeiro ligeiro. Foi accionado para o local Grupo Reforço Incêndios Florestais de Coimbra.

Os outros dois fogos que lavram no Gerês situam-se no concelho de Melgaço. Estão relativamente perto e foram detectados, ambos, esta manhã, entre as 9 e as 10 da manhã. Em Curiscadas, com início às 9.10, o fogo está a ser combatido por duas equipas do Grupo Intervenção Protecção e Socorro e uma equipa de Sapadores Florestais. Ao todo, 49 homens, apoiados por 12 veículos e um Helicóptero Bombardeiro Pesado.

Não muito longe, o fogo no Penedo do Lagarto concentra duas equipas do Grupo Intervenção Protecção e Socorro e uma equipa de Sapadores Florestais. São 12 homens, suportados por três viaturas, a combater um incêndio que deflagrou cerca das 9.50 horas.

Segundo a Autoridade Nacional da Protecção Civil, está já circunscrito fogo em Noria, concelho de Freixo de Espada à Cinta. O incêndio, no perímetro do Parque do Douro Internacional, eclodiu às 10:09, numa zona de mato, e foi por 23 bombeiros apoiados por oito veículos.

Mantém-se ainda por circunscrever o fogo no Parque Natural de Montesinho, em Fragas de Montesinho, concelho de Bragança.A combater este incêndio estavam 32 bombeiros apoiados por sete veículos e um helicóptero bombardeiro.

Em Chão de Carreiras, nove bombeiros, suportados em três veículos, combatem um incêndio em mato detectado às 10.32 horas desta manhã.

Activos esta tarde estão ainda mais dois incêncios: um deles deflagrou às 13:18 horas em Melhe, concelho de Ribeira de Pena, onde estão 55 combatentes apoiados por 15 veículos. O outro lavra em Portela, concelho de Sátão (Viseu), onde se encontram 21 bombeiros e 13 veículos.

A ANPC tem accionado para todo o país o alerta Amarelo, o segundo nível menos grave de uma escala de quatro, devido ao risco de incêndio. O alerta foi accionado no passado dia 17 e deverá prolongar-se até às 20:00 de hoje.

Os distritos Norte de Portugal continental apresentam hoje um risco de incêndio Elevado e Muito Elevado, sendo máximo no concelho de Cabeceiras de Basto, no distrito de Braga.

Este risco de incêndio é baseado num índice elaborado pelo Instituto de Meteorologia, que contempla cinco níveis, entre o Máximo e o Reduzido.

Jornal de Notícias