quarta-feira, 25 de março de 2009

Incêndios: Se calor continuar, meios «têm de ser revistos»

Caso os dias de calor continuem, os meios para combater os incêndios «poderão ter de ser revistos», declarou o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Duarte Caldeira, sublinhando, contudo, que, actualmente, os meios têm sido «suficientes».

Em declarações à TSF, o responsável considerou que os próximos meses poderão ter «um perfil completamente diferente» do que aconteceu em anos anteriores, o que poderá levar a «ajustamentos no dispositivo», mas, «com os dados em presença, não se pode dizer que algo tenha falhado na capacidade de resposta».

Os últimos incêndios têm surgido em locais de difícil acesso e durante a noite, o que causa estranheza a Duarte Caldeira. «Em muitos dos locais não é possível operar meios aéreos», explicou, referindo-se, em particular, aos recentes fogos que assolaram o Parque Natural Peneda-Gerês.

«Cabe dizer que a situação dos incêndios florestais são apenas e só a resultante natural de um modelo de desenvolvimento que Portugal adoptou nas últimas três décadas e que levou à deserção do mundo rural, à fuga das populações e, por via disso, a uma eliminação do uso normal e racional da terra», concluiu.

Diário Digital