sexta-feira, 30 de maio de 2008

INEM reforça meios na região Centro

Mais seis ambulâncias começam hoje a funcionar na região Centro

Mais municípios da região vão ficar, a partir de hoje, equipados com novas ambulâncias para transporte de doenças em situações de emergência médica. Trata-se de uma resposta enquadrada no âmbito da nova Rede de Urgências, que prevê que o INEM instale ambulâncias de Suporte Básico de Vida (SBV) em Figueiró dos Vinhos, Tábua/Santa Comba Dão, Mortágua e Estarreja. Por outro lado, em Pombal e Tondela vão ficar disponíveis, também a partir de hoje, ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV).

De acordo com a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), as ambulâncias «vão ficar sedeadas junto dos centros de saúde e dos hospitais» das várias localidades, à excepção da SBV de Tábua e da SIV de Pombal que, a título provisório vão ficar instaladas junto das corporações de bombeiros destas localidades, enquanto não estão concluídas «as obras de remodelação em curso nas unidades de saúde locais».

Aquele organismo do Ministério da Saúde esclarece ainda que as ambulâncias SIV são tripuladas por um técnico de ambulância de emergência (TAE) e por um enfermeiro e «funcionarão 24 horas». O mesmo horário aplica-se à ambulância de Suporte Básico de Vida que vai ficar instalada em Estarreja.

Relativamente às características e recursos técnicos, refira-se que as ambulâncias SIV se apresentam com «a carga de uma ambulância de suporte básico de vida, acrescida de um monitor-desfibrilhador e diversos fármacos», esclarece a ARSC, adiantando que este equipamento «permite a transmissão de electrocardiograma e sinais vitais».

No que se refere às ambulâncias SBV, são tripuladas por dois técnicos de ambulâncias de emergência, e irão funcionar durante a noite, entre as 20h00 e as 8h00. O equipamento que apresentam inclui disfibrilhador automático externo e material de avaliação e estabilização, quer nas vertentes de trauma, quer de doença súbita.

A ARSC sublinha que estas novas ambulâncias «aumentam o número de meios de transporte de doentes em situação de urgência ou emergência disponibilizadas pelo INEM para a região Centro». De acordo com a fonte, desde o final do ano passado foram instaladas ambulâncias SBV em Espinho, Ovar, Fundão, Anadia, Leiria e Viseu, e ambulâncias SIV em Cantanhede/Mira e Seia.

Diário de Coimbra