terça-feira, 27 de maio de 2008

Acidente na EN231 provoca 2 mortos

Despiste de uma viatura da Santa Casa da Misericórdia de Santar, seguido de colisão, provoca a morte de 2 pessoas ontem ao início da tarde na EN231.

As vítimas mortais, que tinham residência em Coimbra, seguiam na direcção Nelas–Viseu, num Fiat Punto. Poucos minutos antes das 13h00, a viatura do casal terá entrado em despiste e embateu frontalmente numa carrinha da Associação do Folhadal, que circulava na faixa oposta, explicou fonte dos Bombeiros Voluntários de Nelas.

Acrescentou ainda que os ocupantes do Fiat tiveram morte imediata, devido às graves lesões sofridas, tendo sido transportados para o Gabinete Médico- -Legal de Viseu, no Hospital de S. Teotónio.

A condutora da carrinha, Fátima Borges, de 50 anos, foi levada para o Centro de Saúde de Nelas, onde foi tratada a ferimentos ligeiros.

António Marques Pereira, vice-presidente da Associação de Folhadal, falou com a funcionária da instituição antes de ser retirada do local pelos bombeiros e explicou ao nosso Jornal que, se-gundo o relato da condutora, o carro da provedora já estava em despiste. «Ela tentou tudo para evitar o choque frontal, mas não conseguiu, porque o Fiat estava descontrolado», contou.
No local do acidente estiveram, além dos Voluntários de Nelas, militares do posto local da Guarda Nacional Republicana e uma equipa de investigação de sinistros da Brigada de Trânsito.

As autoridades, à medida que foram chegando, repararam de imediato num líquido que parecia ser combustível, que cobria muitas dezenas de metros da estrada onde ocorreu o sinistro, tornando o pavimento muito escorregadio.

Mais tarde, a substância foi identificada como sendo gasóleo. A hipótese de ter sido derramado por uma das viaturas acidentadas foi posta de parte pelas autoridades.
Por essa razão, estão a decorrer diligências no sentido de identificar a origem do derrame, já que terá, pelo menos, contribuído para o acidente.

O funeral do casal realiza-se hoje, com missa às 14h00 na Igreja de S. José, em Coimbra, seguindo-se a trasladação do corpo para a Igreja da Misericórdia de Santar, onde ocorre nova missa (17h30), antes de ir a sepultar no funeral no cemitério local.

Chuva torna a EN 231 muito perigosa

A EN231, estrada que liga Viseu a Nelas, é perigosa, especialmente quando chove, alertam os Bombeiros Voluntários de Nelas. Segundo um dos responsáveis da corporação, a ocorrência de sinistros é frequente. No que diz respeito ao local do acidente de ontem, adiantou que já não é a primeira vez que alguém perde a vida naquele troço.

Explicou ainda que a curva, localizada a poucos metros do espaço onde se verificou o sinistro, tem o nome da primeira pessoa que ali morreu. «É conhecida como Curva do Machado, porque era assim que se chamava o condutor que perdeu lá a vida, morrendo carbonizado». Há três anos morreram ali mais dois jovens e, há cerca de um mês, ocorrem dois acidentes na mesma curva, a poucas dezenas de metros da Ponte Pinoca.

Diário de Coimbra