quinta-feira, 15 de maio de 2008

Incêndios: Fase "Bravo" inicia-se hoje com 6.600 elementos, 1.600 veículos e 30 meios aéreos

A fase "Bravo" de combate aos incêndios florestais inicia-se hoje, com cerca de 6.600 elementos, 1.600 veículos e 30 meios aéreos, segundo a directiva operacional da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

A fase "Bravo", a segunda mais crítica (depois da fase "Charlie", a que mobiliza mais meios humanos e materiais), conta com 1.601 equipas, num total de 6.625 elementos, 1.592 veículos e 30 meios aéreos, prolongando-se até 30 de Junho.

A esses meios juntam-se dois helicópteros bombardeiros ligeiros da AFOCELCA, uma associação de empresas do sector papeleiro e de celulose, e brigadas de outros agentes presentes no terreno.

Todo este dispositivo é coordenado pela Autoridade Nacional de Protecção Civil, através do seu Comando Nacional e Comandos Distritais de Operações de Socorro.

O início da fase "Bravo" é assinalado hoje com um reunião com os agentes de protecção civil, com a participação do ministro da Administração Interna, Rui Pereira, e do secretário de Estado da Protecção Civil, José Miguel Medeiros.

Lusa