terça-feira, 27 de maio de 2008

Seis acidentes fazem três mortos e seis feridos

Três pessoas morreram e seis pessoas ficaram feridas, ontem, em seis acidentes ocorridos de Norte a Sul do país. O caso mais grave deu-se em Portalegre, com um despiste a ceifar a vida ao antigo director da rádio local, Sousa Casimiro.

Já na EN231 perto de Nelas, um despiste seguido de embate de uma viatura da Santa Casa da Mesericórdia de Santar, tirou a vida á provedora desta instituição, Lucília Paiva, e ao marido, Marcelino Paiva, antigo professor de Matemática na escola secundária José Falcão e ex-presidente da Concelhia de Coimbra do PSD.

No IC2, perto de Leiria, um acidente condicionou o trânsito e o acesso à cidade. A A1 não escapou a uma tarde atribulada, com três despistes a provocar três feridos e a interrupção do trânsito na saída de Coimbra-Norte.

O piso molhado e o excesso de velocidade terão estado na origem do acidente que, ao início da tarde, vitimou o ex-director de informação da Rádio Portalegre. Manuel Sousa Casimiro, 52 anos, seguia sozinho ao volante do seu "Hyundai" na Estrada Nacional 18, sentido Alpalhão-Portalegre, pelas 14 horas, quando o veículo se despistou e capotou. A vítima estaria a dirigir-se para casa, em Amieira do Tejo.

Segundo fonte da Brigada de Trânsito da GNR de Portalegre, o acidente deu-se numa curva da EN 18, já no concelho de Nisa. Suspeita-se que o veículo seguisse demasiado depressa para as condições do piso, o que terá provocado o despiste e capotamento. Ao local do acidente acorreram os Bombeiros de Nisa, com uma ambulância e uma viatura de desencarceramento, e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital de Portalegre, mas já nada puderam fazer.

Na A1, dois despistes seguidos provocaram três feridos ligeiros, por volta do meio-dia, ao quilómetro 172, no sentido Sul-Norte, próximo de Pombal. Apenas um dos feridos teve de ser transferido para o hospital. Às 13.30 horas (cerca de uma hora depois dos despistes anteriores) um veículo pesado, de uma empresa de transportes, embateu contra um rail e um poste de electricidade, junto à saída de Coimbra-Norte. O despiste não fez vítimas, mas provocou a obstrução da via durante quatro horas. O trânsito só foi retomado às 17.30 horas.

Jornal de Notícias