quinta-feira, 10 de abril de 2008

Edifício devoluto ruiu hoje de madrugada no perímetro da Escola Agrícola da Paiã

Um edifício devoluto ruiu hoje de madrugada no pinhal da Paiã, Pontinha (Odivelas), em consequência das chuvas e do vento forte, mas não provocou danos pessoais, disse à agência Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntário da Pontinha.

De acordo com Alexandre Segundo, trata-se de um pequeno edifício térreo localizado no perímetro do pinhal da Paiã, propriedade do Governo Civil de Lisboa, que se encontra desocupado há vários anos e que abateu completamente cerca das 06:00, após o colapso do vigamento que suportava o telhado.

A chuva e o vento forte acabaram por arrastar os destroços do edifício para a estrada que liga a Pontinha a Famões, entre a Rotunda da Paiã e a Quinta do Pinheiro, estando uma faixa desta via interrompida e o trânsito a processar-se, alternadamente, no sentido Quinta do Pinheiro-Pontinha, referiu.

O comandante dos bombeiros acrescentou que no local estão elementos dos bombeiros e das autoridades policiais e municipais, a aguardar que o Serviço Municipal da Protecção Civil de Odivelas envie máquinas para proceder à remoção dos destroços do edifício da via pública.

Questionado pela Lusa sobre se o edifício que ruiu é propriedade privada ou não, Alexandre Segundo disse desconhecer o proprietário do edifício, sublinhando porém que deve pertencer ao Governo Civil de Lisboa, uma vez que se situa no perímetro da Escola Prática de Agricultura D. Dinis, mais conhecida por Escola Agrícola da Paiã, cujos terrenos são do Governo Civil de Lisboa.

"Há muitos anos que aquele edifício estava completamente abandonado e quase em ruínas. Nem sei se cheou a servir de habitação. Há quem diga que serviu de capela, mas não sabemos ao certo o que foi", concluiu.

Lusa