sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

BE exige inquérito a acontecimentos "que conduziram" à morte das duas crianças

O Bloco de Esquerda exigiu hoje a instauração de um inquérito na Inspecção-Geral e na Direcção-Geral de Saúde para apurar os acontecimentos "que conduziram", em 24 horas, ao falecimento de dois bebés a caminho do hospital.

"Nas últimas 24 horas, o falecimento de dois bebés a caminho do hospital põs em causa a rapidez e a qualidade do atendimento nas urgências médicas", argumentou o BE, em comunicado.

O BE exigiu o "apuramento objectivo dos acontecimentos que conduziram a estas duas mortes, defendendo a rápida instauração de um inquérito", a ser conduzido pela Direcção-Geral de Saúde e Inspecção-Geral de Saúde.

Hoje de manhã um bebé de três meses morreu vítima de uma paragem cardio-respiratória a caminho do hospital em Anadia.

Na quinta-feira, uma menina com cerca de três meses de idade chegou cadáver ao Hospital de S. Teotónio, em Viseu, após ter sido transportada do Centro de Saúde de Carregal do Sal, numa ambulância dos Bombeiros de Cabanas de Viriato, ao colo da mãe.

O BE solicitou ainda a presença do ministro da Saúde, Correia de Campos, no Parlamento, com carácter de urgência para prestar esclarecimentos "sobre o estado actual e a capacidade de resposta dos serviços de urgência e emergência pré-hospitalar em funcionamento".

Para o BE, o sistema de "urgências médicas e emergências pré-hospitalares é uma das principais vítimas da política de Saúde do Governo" e "está em alguns casos perto do colapso".

Lusa