sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Morte de dois bebés em menos de 24 horas em Ambulâncias do INEM

O presidente da Administração Regional de Saúde do Centro afirmou que "não se pode" estabelecer uma relação entre a morte de um bebé em Anadia, hoje de manhã, e o fecho do serviço de urgências do hospital local.

João Pedro Pimentel falava hoje aos jornalistas depois de o ministro da Saúde, Correia de Campos, na visita às obras do novo Hospital Pediátrico de Coimbra, ter remetido declarações sobre o assunto para o presidente da ARSC.

O responsável da ARSC referiu que o pai da criança solicitou auxílio através do número 112 e que depois foi a criança foi socorrida pela Emergência Médica INEM.

"Foram prestados os cuidados inerentes a uma situação grave", de natureza cardio-respiratória, salientou, frisando que a equipa do INEM estava dotada dos meios técnicos e humanos para intervir no caso apresentado.

Hoje, o movimento de cidadãos que contesta o encerramento das urgências em Anadia, referiu que "a ambulância do INEM não tinha pessoal especializado e que teve de esperar pela viatura de emergência médica, havendo um desencontro" entre os dois carros.

Sobre esta acusação, o responsável da ARSC explicou que os tripulantes das duas viaturas combinaram encontrar-se na área limite do hospital local.

Já antes o INEM tinha negado qualquer desencontro.

Lusa