segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

+ Árvores em Chão Sobral


Decorreu no passado dia 23 de Dezembro, mais um acção de sensibilização organizada pela União Progressiva de Chão Sobral, que teve como principal objectivo a plantação de árvores de vários tipos, (castanheiros, carvalhos, medronheiros, sobreiros, cerejeiras) designada de "+ Árvores em Chão Sobral".

Esta acção contou com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, que se fez deslocar com vários homens do corpo activo bem como da sua jovem Fanfarra, que deslumbrou os Chão-Sobralenses com uma actuação informal pelas ruas da localidade.

A junta de Freguesia de Aldeia das Dez também participou na actividade dando um forte apoio a mais uma grande iniciativa desta União Progressiva, que se preocupa com o bem estar da sua localidade e da sua população.

Relembramos que Chão Sobral, foi a localidade mais afectada do concelho de Oliveira do Hospital pelos incêndios na época de 2005.

Na altura deflagrou um violento incêndio entre os dias 19 e 21 de Julho (2005), vindo do vizinho concelho de Seia, queimando uma vasta área de pinhal e mato em torno de toda a aldeia, restando muito pouco a fazer aos Soldados da Paz, que devido ás temperaturas elevadas, ás fortes rajadas de vento e aliadas aos fracos acessos existentes na altura, se resignaram a lutar contra as chamas para salvar as casas como se pode verificar pela imagem em baixo tirada 4 dias após a extinção do incêndio, e onde se pode ver que toda a zona cincundante á aldeia foi devastada pelas chamas.

BVOH