sexta-feira, 18 de agosto de 2006

O olhar do presidente da Cáritas sobre os Incêndios

Apesar deste ano ser menor a área ardida, ainda assim houve incêndios e, sobretudo, perderam-se vidas humanas. Isso mesmo faz questão de lembrar Eugénio da Fonseca, presidente da Cáritas portuguesa.

O presidente da Cáritas que, nos últimos anos, tem assumido para si a tarefa de reconstruir casas que as chamas consumiram, espera igualmente que as pessoas comecem a olhar para o problema dos incêndios como seu, por isso mesmo, defende a aposta na educação.

"As pessoas continuam a viver de emoções e a ficar revoltadas perante estes problemas mas não tenho a certeza se se sentem parte da solução desses mesmos problemas. Muitas vezes caímos no erro de achar que são questões que dizem respeito a outros (...) cada um, ao seu nível, tem um papel a desempenhar".

Eugénio da Fonseca comenta igualmente a estratégia para a floresta hoje anunciada: "O aspecto da formação de todos os que lidam com a floresta, por onde tem que passar uma consciencialização da população em geral, para a importância da floresta no equilíbrio do ecossistema e também me parecem relevantes os princípios enunciados que têm relação com a economia e com o mercado alimentado pela floresta".

Rádio Renascença