sexta-feira, 18 de agosto de 2006

Ministro da Defesa satisfeito com ajuda do Exército nos Incêndios

Nuno Severiano Teixeira disse hoje que o exército está a "responder bem e com sucesso" ao apoio no combate aos incêndios florestais.

Após uma apresentação sobre as missões de interesse público feitas pelo Exército, no Comando Operacional das Forças Terrestres, em Oeiras, o ministro elogiou as Forças Armadas.

"Têm estado a desenvolver com muita competência e empenho" as suas funções no apoio no combate aos incêndios, referiu.

No quadro das missões de interesse público, e no que diz respeito aos fogos florestais, o Exército desenvolve dois planos: o "Vulcano", destinado a apoiar a Direcção-geral de Recursos Florestais, e o "Lira", para apoiar o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil.

O chefe de Estado-maior do Exército, Valença Pinto, explicou que o "Vulcano" está orientado para a prevenção de incêndios, com a abertura e limpeza de caminhos e combate ao fogo em primeira intervenção.

Neste plano, o Exército tem empenhado em média, este ano, 150 militares por dia, tendo reparado e limpado, até 15 de Agosto, 30 quilómetros de caminhos. Participou também na primeira intervenção em 33 combates a fogos florestais.

De acordo com Valença Pinto, o plano "Lira" está orientado para o combate, designadamente no apoio às operações de rescaldo e de vigilância ao próprio rescaldo.

No âmbito deste plano, o Exército já participou, até 15 de Agosto, em 32 operações de rescaldo e vigilância.

Rádio Renascença