quinta-feira, 17 de agosto de 2006

Fogo destruiu 36 mil hectares

Balanço da primeira quinzena de Agosto nas florestas portuguesas.
Já ardeu floresta equivalente a quatro vezes a área da cidade de Lisboa.
Entre 31 de Julho e 14 de Agosto, os incêndios destruíram 36 mil hectares em Portugal continental. Os dados são da União Europeia, noticiados hoje pelo Público. O balanço parece menos negativo quando comparado com o ano de 2005.

Durante os últimos 15 dias, os incêndios destruíram cerca de 36 mil hectares de floresta portuguesa, o que equivale a quatro vezes a área da cidade de Lisboa.

A área ardida, que neste momento totaliza quase 50 mil hectares, mais que triplicou em relação aos 13.591 hectares destruídos desde o início do ano.

Ainda assim, o total da área ardida até ao final de Julho representou menos de um quinto da média dos últimos cinco anos em igual período.

Há 15 dias, dados da Direcção-Geral dos Recursos Florestais apontavam para a destruição de 13.971 hectares, em contraste com os mais de 91 mil hectares que nesta altura já tinham sido consumidos pelas chamas em 2005.

As condições meteorológicas registadas ontem e hoje contribuíram para que a situação dos incêndios acalmasse. Hoje, às 10h30, não existia qualquer incêndio activo de acordo com a página na Internet do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil.

Os dados da União Europeia foram compilados ao abrigo do Sistema de Informação sobre Incêndios Florestais na Europa, que mede a aérea ardida através de imagens de satélite.

Sapo / Sic