quarta-feira, 16 de agosto de 2006

Fogos entre 5 e 13 de Agosto são um terço do total desde Maio

Os incêndios que ocorreram no País entre o dia 5 de Agosto e domingo (dia 13) representam um terço dos fogos registados desde 15 de Maio, revelou ontem o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC).

De acordo com o Comandante Nacional do SNBPC, Gil Martins, que falava aos jornalistas durante uma conferência de imprensa deste serviço, em Lisboa, os 4.600 fogos registados durante estes nove dias representam 32% do total de incêndios.

«É um número que não deixa de ser significativo», disse o responsável, adiantando que ocorreram, na maioria dos dias, mais de 490 ignições diárias.

Desde o dia 7 deste mês e até domingo, ocorreram 2.279 incêndios em mato e 1.353 em floresta.

No mesmo período, o SNBPC realizou 442 abastecimentos de água às populações.

Durante esta semana, os grupos de reforço terrestre realizaram 16 missões, 28 deslocações e combateram 16 fogos, enquanto os meios militares efectuaram 14 missões, envolvendo 33 pelotões, cinco máquinas de rasto e um helicóptero Allouette III, da Força Aérea.

Gil Martins destacou o «forte empenhamento da estrutura militar e das Forças Armadas». Os helicópteros de ataque inicial participaram em 598 missões, com um total de 7.441 descargas em mais de 659 horas de voo, enquanto os aviões de ataque inicial fizeram 321 missões e 941 descargas em 14 horas de voo.

Os aviões de ataque ampliado fizeram 246 descargas em 22 missões, que representaram 17 horas de voo.

O comandante nacional do SNBPC sublinhou ainda o «êxito das equipas de primeira intervenção», que conseguiram extinguir, na primeira actuação, 1.066 fogos, quase 90% do total de missões desde o início da época de fogos.

Neste momento mantêm-se grupos de reforço nos distritos de Viana do Castelo, Aveiro e Viseu em acções de consolidação da extinção dos fogos e de vigilância.

Um total de dez pelotões militares, 200 militares, 11 máquinas de rasto e um helicóptero participam em acções de consolidação dos perímetros em Viana do Castelo, Porto, Aveiro e Leiria.

Gil Martins alertou ainda que a previsão do tempo para os próximos dias aponta para uma descida das temperaturas, precipitação, trovoadas e vento que poderá atingir os 70 quilómetros/hora nas terras altas, recomendando atenção da população às condições meteorológicas, depois de vários dias de muito calor.

Dada a previsão meteorológica, o país está agora em alerta azul, o nível mais baixo de risco de incêndio.

Diário Digital