quinta-feira, 19 de julho de 2012

Bombeiros pedem aos moradores que abandonem as casas

O fogo na localidade do Rochão, freguesia da Camacha, está incontrolável e os bombeiros acabam de pedir aos moradores que abandonem as suas casas.
O chefe dos bombeiros voluntários madeirenses, Afonso Nóbrega, avança que "devido ao vento inconstante, o combate ao incêndio está a ser fortemente prejudicado, além de que estão apenas cinco homens da corporação, apoiados por um veículo" no combate às chamas.

"Temos populares a ajudarem-nos, conseguimos salvar a escola, mas agora o fogo está junto à capela e a ameaçar muitas casas", referiu.

Afonso Nóbrega aconselha as pessoas a sairem de Rodão e a irem para as zonas baixas do Funchal.
Diversos moradores tentam, com recurso a terra, ramos e panos pôr fim ao fogo. Já há populares a queixarem-se da falta de água.

A equipa de jornalistas da Lusa no local dá conta da existência de muito fumo e pouca visibilidade.
Vários moradores, munidos de mangueiras e baldes com água, estão em cima de telhados e em quintais a tentar evitar estragos maiores.

Uma moradora, Lídia Barreto, de 56 anos, adiantou que bombeiros e populares "não têm mãos a medir". "O que temo é que nada se salve. Há muitas casas em perigo", disse.

Aeroporto em funcionamento

"A nuvem de fumo está apenas a um quilómetro e começa a ameaçar o bom funcionamento do aeroporto, mas até agora não foi necessária nenhuma restrição", afirmou Duarte Ferreira, diretor do Aeroporto.

Duarte Ferreira afirmou-se confiante numa evolução favorável da situação, mas escusou-se a avançar qualquer previsão sobre a operacionalidade do aeroporto da ilha da Madeira nas próximas horas.
O aeroporto da Madeira localiza-se no concelho de Santa Cruz, no lado este da ilha, um dos municípios afetados por incêndios. Há também fogos nos concelhos do Funchal e da Calheta.

Um comunicado do Governo Regional da Madeira divulgado às 15h20 adianta que estão encerradas as estradas regionais 101, no troço compreendido entre a Ponta do Pargo e o Entrocamento com a estrada regional 105 (Santa), e 105, no troço entre a Encumeada e o Paul da Serra.

A circulação estava condicionada nas estradas regionais 102 (entre o entroncamento com a estrada 206, em Águas Mansas, e o entroncamento com a 202, em Quatro Estradas) e 209, no troço entre o parque empresarial dos Canhas e o Paulo da Serra.

LUSA