sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Incêndio em Outoreca complicado de resolver

Apesar da diminuição da temperatura, estão hoje 21 concelhos com risco máximo de incêndios, segundo o Instituto de Meteorologia.

Está a ser complicado o combate ao incêndio que lavra em Outoreca, no concelho de Baião, distrito do Porto. Vinte e cinco homens, apoiados por seis viaturas, combatem as chamas desde as 18h00 de ontem.

“Este incêndio desenvolveu-se durante a noite em locais de bastante difícil acesso, o que tem provocado algum desgaste em termos humanos”, afirma Orlando Rodrigues, Segundo Comandante dos Bombeiros de Baião, à Renascença.

“O incêndio ainda está a lavrar com muita intensidade”, acrescenta, sendo que “com o vento, a situação está complicada”.

As chamas estão a consumir sobretudo mato e “não há habitações em perigo”.
Neste cenário, Orlando Rodrigues não avança com previsões de tempo para ter o incêndio dominado. Diz apenas que a ajuda dos meios aéreos já foi pedida.

O incêndio de Outoreca é um dos quatro activos neste início de manhã e um dos dois mais significativos no país. O outro eclodiu pouco antes das 2h00, em Freixeda, no concelho de Mirandela, distrito de Bragança e lavra numa zona de mato. Tem duas frentes activas e está a ser combatido por 62 bombeiros e 14 viaturas.

21 concelhos de Portugal continental em risco máximo

Os distritos do Norte de Portugal continental, com um total de 21 concelhos, estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto de Meteorologia.

Os distritos com concelhos de maior risco são os de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Vila Real, Guarda e Coimbra.

Com risco muito elevado de incêndio estão dezenas de concelhos dos distritos de Faro, Beja, Évora, Portalegre, Castelo Branco e Bragança.

Para hoje, o Instituto de Meteorologia prevê possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoadas no Norte e Centro, mais prováveis no interior a partir tarde.

Nas regiões do Centro e Sul, aguardam-se períodos de céu muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado a partir do meio da tarde na região Sul. Contudo, prevêem-se condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoadas e uma pequena descida da temperatura máxima.

As temperaturas máximas previstas são de 30 graus para Lisboa, 28 para Faro e 26 para o Porto.

In Rádio Renascença