quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Bombeiros conseguiram dominar as chamas na serra do Marão

Os bombeiros dominaram, às 12.50 horas, o incêndio que deflagrou, esta quinta-feira de madrugada, na serra do Marão, Carvalhinho, disse fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro de Vila Real. Há registo de dois incêndios a lavrar nos distritos de Viseu.

Na serra do Marão permanecem 95 efectivos, que contam com o apoio de um helicóptero bombardeiro pesado e 25 viaturas.

O meio aéreo foi accionado ao final da manhã, depois de não ter conseguido operar cerca das 08.00 horas devido à intensidade do fumo. O fogo está a queimar uma área "essencialmente de pinhal".

O incêndio teve origem em dois focos que acabaram por se juntar. Os bombeiros foram alertados para o primeiro foco à 01.49 horas, em Carvalhinho. Depois, às 03.31 horas, deflagrou um outro incêndio numa zona próxima, na Pena.

A hora em que deflagrou o fogo lança suspeitas sobre uma possível origem criminosa, um caso que vai ser investigado pela GNR.

Dois incêndios em Viseu

Ao início da tarde, continuava activo um incêndio em Abrunhosa-a-Velha, concelho de Mangualde, distrito de Viseu, que começou às 03.55 horas, e mobilizava 82 efectivos, apoiados por 24 viaturas e dois meios aéreos.

Em Vale Abrigoso, concelho de Castro Daire, três frentes de fogo em mato estavam a ser combatidas por 57 efectivos, apoiados por 13 veículos.

In Jornal de Notícias