quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Incêndio destruiu armazéns e matou animais em Trouxemil

Meia centena de homens e um meio aéreo combateram as chamas

Foi intenso o cheiro a fumo sentido durante toda a tarde e início de noite de ontem no concelho de Coimbra. Foram também muitos os telefonemas para a redacção do Diário de Coimbra a questionar sobre a origem do incêndio responsável por este cheiro (e também por várias colunas de fumo) espalhadas pela cidade. No entanto, em Coimbra, o que se sentiu foram os efeitos de vários focos de incêndios, combatidos, ontem, em concelhos (Lousã) e também em distritos vizinhos (Aveiro) – ver texto nesta edição.

Três frentes de fogo na Serra da Lousã

O incêndio começou na Senhora da Piedade, Tábuas, concelho de Miranda do Corvo, e rapidamente progrediu em direcção à serra. Ontem já depois das 23h00, eram três as frentes de fogo. «A serra está a arder», dizia ao Diário de Coimbra o comandante Fernando Jorge, dos Bombeiros de Miranda do Corvo, que superintendia as operações no terreno.

O alerta para o fogo foi dado às 21h20 e rapidamente foram mobilizados para o local todos os meios disponíveis. Numa zona com «acessos difíceis», como constatava o comandante Fernando Jorge, e numa franja florestal bastante intensa, o fogo depressa dominou, com três frentes, «cada uma com cerca de três quilómetros», dizia ainda aquele responsável, sublinhando a «grande intensidade» das chamas.

In Diário de Coimbra