segunda-feira, 23 de março de 2009

Fogo no Parque Natural Peneda Gerês por circunscrever há quase 24 horas

O incêndio na zona florestal da Portela do Homem, no Parque Natural Peneda Gerês, continua por circunscrever há quase 24 horas, com uma frente activa numa zona sem acessos, disse hoje fonte da Autoridade nacional de Protecção Civil (ANPC).

O incêndio, que teve início às 07:58 de domingo, ainda não atingiu a zona crítica da Mata da Albergaria, de acordo com a mesma fonte, que adiantou que às 08:00, deverá ser enviado para o local um helicóptero bombardeiro pesado.

Às 07:00 de hoje, estavam no local 57 bombeiros apoiados por 17 veículos.

Segundo a ANPC, estão no local uma equipa de Sapadores Florestais, cinco equipas do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro da GNR, uma equipa do Grupo de Análise e Uso de Fogo (GAUF), uma equipa do Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) e ainda 10 combatentes espanhóis.

Também no distrito de Braga mantém-se por circunscrever o fogo em Portelinha, concelho de Guimarães, que teve início às 01:05 de hoje.

Às 07:00, estavam no local, uma zona de difícil acesso, 30 bombeiros apoiados por três veículos.

Entretanto, entraram em rescaldo os fogos em Cabeceiras de Basto e Arouca, que eclodiram domingo à noite, e em Boticas, que teve início já hoje de madrugada.

No domingo, a ANPC registou 303 incêndios, que foram combatidos por 3.423 bombeiros, apoiados por 895 viaturas.

Este foi o dia do mês de Março com maior número de ocorrências, no sábado tinham sido registadas 175.

Lusa