terça-feira, 24 de março de 2009

Cinco áreas protegidas com fogos activos

Há nesta altura cinco incêndios em áreas protegidas. Um no parque Natural do Douro Internacional, em Noria, no concelho de Freixo de Espada a Cinta e três no Parque Peneda-Gerês, um em Curiscadas no concelho de Melgaço, um segundo em Penedo do Lagarto também em Melgaço e outro em São Lourenço no concelho de Montalegre.

O fogo que está a mobilizar mais meios é no Parque Natural de Montesisnho, em Fragas de Montesinho, no concelho de Bragança.

O tenente Coronel Melo Gomes, do Comando Distrital da Protecção Civil de Bragança diz que o meios de combate ao incêndio já foram reforçados numa altura em que o vento é um dos principais adversários.

No distrito do Porto, concelho de Baião, havia chamas por circunscrever no Lugar de Fervenças que obrigaram à intervenção de 43 bombeiros, apoiados por 13 viaturas.

Entretanto, entrou em rescaldo o fogo que eclodiu em Encosta da Drave, concelho de Arouca.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil tem accionado para todo o país o alerta Amarelo, o segundo nível menos grave de uma escala de quatro, devido ao risco de incêndio.

Este alerta, accionado no passado dia 17, deverá prolongar-se até às 20:00 de hoje.

Os distritos Norte de Portugal continental apresentam hoje um risco de incêndio Elevado e Muito Elevado, sendo máximo no concelho de Cabeceiras de Basto, no distrito de Braga.

TSF