terça-feira, 24 de março de 2009

Dois fogos activos em Montesinho e no Parque Peneda-Gerês

Dois incêndios estavam hoje de manhã por circunscrever em áreas protegidas em Montesinho e Peneda-Gerês, segundo informação disponível no site da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) às 10:00, que indica a existência de outro fogo activo.

Às 09:10 teve início em Curiscadas, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, no concelho de Melgaço, um fogo numa zona de mato, que estava a ser combatido por 13 bombeiros apoiados por três viaturas, tendo sido accionado para o local um helicóptero bombardeiro.

Em Fragas de Montesinho, no Parque Natural de Montesinho, concelho de Bragança, as chamas deflagraram às 08:50 e estavam a ser combatidas por cinco bombeiros apoiados por um veículo, tendo também sido accionado um helicóptero bombardeiro.

Mantém-se ainda por circunscrever o fogo em Encosta da Drave, concelho de Arouca, onde estavam 27 bombeiros apoiados por seis viaturas e um helicóptero.

Entretanto, entrou em fase de rescaldo o incêndio que eclodiu numa zona de floresta em Devesa da Cadela, concelho de Oliveira de Azeméis.

A ANPC tem accionado para todo o país o alerta Amarelo, o segundo nível menos grave de uma escala de quatro, devido ao risco de incêndio.

Este alerta, accionado no passado dia 17, deverá prolongar-se até às 20:00 de hoje.

Os distritos Norte de Portugal continental apresentam hoje um risco de incêndio Elevado e Muito Elevado, sendo máximo no concelho de Cabeceiras de Basto, no distrito de Braga.

Este risco de incêndio é baseado num índice elaborado pelo Instituto de Meteorologia, que contempla cinco níveis, entre o Máximo e o Reduzido.

Diário Digital