sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Vaga de Frio - Todo o país em alerta devido ao frio

O Instituto de Meteorologia aumentou hoje de manhã de cinco para sete o número de distritos com aviso Laranja devido ao frio, que, no entanto, não motivou durante a noite qualquer pedido de ajuda, segundo a Protecção Civil.

Segundo a última actualização dos avisos meteorológicos, realizada pelo IM às 7h17, encontram-se com aviso Laranja, o terceiro de uma escala que vai até quatro, os distritos de Aveiro, Castelo Branco, Portalegre, Lisboa, Évora, Beja e Setúbal.

Segundo o Instituto de Meteorologia, a temperatura mínima mais baixa esperada para hoje é de menos quatro graus no distrito da Guarda, seguido de três graus negativos nos distritos de Leiria, Évora, Castelo Branco, Vila Real e Braga.

Em Lisboa, as temperaturas deverão oscilar hoje entre os zero e os nove graus, no Porto entre um grau negativo e os oito e em Faro entre um e 11 graus.

O Instituto de Meteorologia prevê para hoje acentuado arrefecimento nocturno, que se deverá repetir no sábado, embora para este dia seja esperado uma pequena subida da temperatura máxima no Norte.

Apesar do frio, não foram feitos pedidos de auxílio durante a noite à Protecção Civil e bombeiros nas zonas onde as temperaturas foram mais baixas, segundo contactos da Lusa aos Comandos Distritais de Operações de Socorro da Guarda, Évora, Bragança, Vila Real, Portalegre e Faro e ainda a corporações de bombeiros da Covilhã, Viseu, Castelo Branco, Évora, Bragança, Guarda, Vila Real e Porto.

Lusa/SOL