quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Vaga de frio obriga a medidas de emergência

A vaga de frio que atinge toda a Europa, com temperaturas negativas fora do comum e forte queda de neve, provocou vítimas mortais em vários países e forçou o corte de ligações aéreas e ferroviárias. Em Portugal, várias Câmaras Municipais já anunciaram medidas de emergência.

A câmaras municipais de Lisboa e do Porto decidiram accionar, esta quarta-feira, o plano de contingência para minimizar as consequências do frio para a população de rua. Os sem abrigo vão ter à disposição um espaço de emergência no quartel do Regimento de Sapadores Bombeiros, na Avenida D. Carlos I, onde será montada uma tenda e onde vão ser distribuídos agasalhos e alimentos dados pela Cruz Vermelha.

No Porto, o vereador da Protecção Civil acredita que as medidas previstas pelo município serão suficientes para dar resposta às necessidades dos sem-abrigo. A partir de hoje vai haver distribuição por parte dos batalhão de sapadores de bombeiros de cobertores, de uma bebida quente e de uma refeição ligeira. Junto à Sé existirá ainda uma casa com doze camas disponíveis.

No Algarve, apesar das previsões das condições atmosféricas não serem tão graves, pelo menos três câmaras estão a montar sistemas de prevenção contra o frio. Em Faro, o quartel dos bombeiros vai ter uma tenda para acolher os sem-abrigo.

Em Loulé, para prevenir casos de hipotermia nos sem-abrigo, a Câmara Municipal vai instalar dois centros de atendimento, um na cidade e outro na Quarteira.

Em Vila Real de Santo António, que recentemente criou a Agência de Combate à Crise, vão ser entregues cobertores às famílias mais necessitadas.

Quanto a previsões, céu nublado ou limpo e muito frio é a previsão do Instituto de Meteorologia até ao final da semana para o território do continente, devido a uma massa de ar polar oriunda das ilhas britânicas.

Em comunicado, o IM alerta para a formação de geada e para as noites muito frias, em especial nas regiões do interior. Todos os distritos estarão em Alerta Amarelo devido ao frio, excepto Castelo Branco e Braga que estarão com aviso Laranja.

As temperaturas mínimas vão chegar aos 6 graus negativos em Bragança e Guarda.


Frio faz tremer Europa

A vaga de frio na Europa já fez, pelo menos, trinta mortos em três dias, um número que pode continuar a aumentar.

Já aqui ao lado, a Espanha está com alerta amarelo em treze províncias. De acordo com a última previsão da agência estatal de meteorologia espanhola a neve podia acumular-se até dez centímetros em várias locais do território espanhol.

Na Roménia, os termómetros chegaram aos 31 graus negativos, a Alemanha já esteve com 26 graus negativos e a Polónia com 25 graus negativos.

Na Polónia, já morreram, esta quarta-feira, sete pessoas, vítimas de hipotermia.

A queda de neve paralisou a cidade de Marselha. O aeroporto internacional da segunda maior cidade francesa está fechado e a circulação de comboios e autocarros foi suspensa.

Em Paris, a circulação está também condicionada e o tráfego no aeroporto de Chales de Gaule, o principal aeroporto do país, tem tido várias interrupções.

Na Bélgica, com temperaturas na casa dos 20 graus negativos, as locomotivas dos comboios gelaram. Esta manhã, a maior parte dos comboios não podia circular.

Em Itália o cenário é um pouco melhor. Os aeroportos de Milão, Turim e Bergamo já foram reabertos: os espaços estiveram fechados para que as camadas de neve na pista, que chegaram aos 30 centímetros, pudessem ser removidas.

Ainda assim, em Londres espera-se que o pico de frio já tenha passado. O alerta emitido, esta quarta-feira, pelas autoridades dá conta de temperaturas mais suaves para aquelas que foram registadas nos últimos dias.

Lusa