terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Operação Natal da GNR arranca hoje

A GNR reforçou o patrulhamento nas estradas portuguesas desde as 00h00 de hoje no âmbito da Operação Natal, estando diariamente mobilizados 2300 militares, 1100 patrulhas e mil veículos.

O oficial de operações do Comando-Geral da GNR, major Luís Branco, disse à Lusa que a Operação Natal, que teve início às 00h00 de hoje e termina dia 28 de Janeiro às 24:h00, se traduz «num reforço do patrulhamento» que envolve as Brigadas de Trânsito, Fiscal e Territorial.

Nos próximos dias, a Guarda Nacional Republicana (GNR) terá «diariamente empenhados» 2.300 militares, 1.100 patrulhas e 1.000 veículos nas principais estradas portuguesas. A GNR tem ainda ao dispor 40 radares e 1.200 alcoolímetros, afirmou o major Luís Branco.

O oficial de operações do Comando-Geral da GNR sublinhou que os militares vão estar particularmente atentos à segurança rodoviária, como comportamento dos condutores e fluidez do trânsito.

Excesso de velocidade, consumo de bebidas alcoólicas e substâncias psicotrópicas, falta de uso do cinto de segurança e utilização indevida de telemóvel vão estar igualmente sob o olhar atento dos militares da GNR, com o objectivo de prevenir acidentes.

A Operação Natal da GNR desenvolve-se apenas no território continental português, não abrangendo as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, onde a prevenção rodoviária está a cargo da Polícia de Segurança Pública (PSP).

Lusa