quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Bombeiros de Salvaterra cortam no transporte de doentes por razões financeiras

A direcção dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos restringiu o serviço de transportes de doentes nas suas ambulâncias devido às dificuldades financeiras que atravessa essa associação humanitária. Em causa ficam os serviços que não sejam considerados de socorro. Como os transportes de doentes para consultas ou fins semelhantes, cujos pedidos serão analisados caso a caso, pois representam prejuízos avultados para a instituição.

Numa informação à população, os Bombeiros de Salvaterra de Magos recordam que criaram uma equipa de funcionários e viaturas para transporte de doentes que não incluem socorro. A intenção era angariar fundos para a associação. Mas o efeito foi contrário às suas aspirações: “Os custos que suportamos, de vencimentos com o pessoal, da manutenção da viatura, seguros e principalmente do gasóleo que tem sofrido um aumento insustentável e do qual nem o valor do IVA podemos recuperar, como qualquer empresa de transportes de pessoas, são substancialmente superiores aos valores a cobrar pelos serviços”.

Valores esses que não podem ser definidos pela associação pois são resultantes de protocolos estabelecidos pela Liga dos Bombeiros Portugueses com diversas instituições. “Tal facto acontece principalmente com os serviços prestados ao Ministério da Saúde, que são pagos a um valor que fica quase por metade do custo directo que suportamos para o realizar”, dizem.

O Mirante