quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Bombeiros Novos de Aveiro recebem a mais alta distinção de protecção e socorro

A Medalha de Mérito de Protecção e Socorro, no Grau Ouro e Distintivo Azul, foi atribuída pelos 100 anos dos Bombeiros Novos.

O Ministério da Administração Interna atribuiu à Companhia Voluntária de Salvação Pública Guilherme Gomes Fernandes, corporação conhecida por Bombeiros Novos de Aveiro, a Medalha de Mérito de Protecção e Socorro, no Grau Ouro e Distintivo Azul, por ocasião do seu 100.o aniversário. O despacho foi ontem publicado em Diário da República.

A distinção foi proposta à tutela pelo governador civil de Aveiro, Filipe Neto Brandão, em Fevereiro, e expressa o “reconhecimento nacional do percurso exemplar daquela meritória associação, ao serviço da comunidade e da protecção e socorro das populações que ao longo de todos estes anos serviu – e continua a servir -, com uma actuação sempre caracterizada pelo heroísmo, abnegação e solidariedade para com o próximo”.

O presidente da direcção dos Bombeiros Novos, Albuquerque Pinto, explicou ao Diário de Aveiro que esta distinção transporta a corporação para o “escalão mais alto do reconhecimento”, sendo comum a todas as corporações que atingem um século de vida.

A Medalha de Mérito de Protecção e Socorro é, nos termos da legislação aplicável, concedida a pessoas, singulares ou colectivas, nacionais ou estrangeiras, que se distingam pelas suas actuações na área da protecção e socorro, a nível preventivo e operacional, protegendo e defendendo pessoas e bens em caso de acidente grave, catástrofe ou calamidade, mediante a realização de actos singulares ou colectivos que impliquem risco notório e solidariedade excepcional e impliquem colaboração com as autoridades competentes na direcção e coordenação dos recursos e a cooperação altruísta com as autoridades em acções de finalidade económico-social, técnico-pedagógica ou de investigação.

O Grau Ouro é o mais elevado dos graus da medalha, sendo que o Distintivo Azul pretende distinguir actos de heroísmo ou de notável solidariedade, bem como, no caso de pessoa colectiva, o decurso de exemplar existência ao serviço da protecção e socorro de populações. Albuquerque Pinto revelou, ainda, que por consequência dos 100 anos de vida (assinalados em Novembro), os Bombeiros Novos vão ser novamente premiados, desta feita com o “Crachá de Ouro”, atribuído pela Liga dos Bombeiros Portugueses.

Diário de Aveiro