segunda-feira, 23 de junho de 2008

Risco de incêndio muito elevado em cinco distritos

O risco de incêndio é hoje muito elevado em alguns concelhos dos distritos de Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Faro e Beja, enquanto o norte de Portugal continental apresenta um risco reduzido, segundo o Instituto de Meteorologia.

O núcleo de concelhos dos distritos de Santarém, Castelo Branco e Portalegre que confrontam entre si e ainda os concelhos de Monchique e Alcoutim (distrito de Faro) e Odemira (distrito de Beja) apresentam um risco muito elevado de incêndio.

O risco de incêndio com cinco classes que variam entre o "reduzido" e o "máximo" é obtido atendendo às condições meteorológicas, nomeadamente temperatura, humidade, precipitação e vento.

Quanto à radiação ultravioleta, vai estar hoje com níveis muito altos nas áreas de Lisboa, Faro, Beja, Guarda, Porto e ainda nos grupos ocidental e central dos Açores.

Para o arquipélago da Madeira prevê-se um índice "extremo", que corresponde a uma situação de "perigo" e para a qual é aconselhado que se evite o mais possível a exposição ao sol.

O índice de ultravioletas varia entre o "baixo" e o "extremo".

O Instituto de Meteorologia prevê para hoje céu nublado no Centro e Norte com aguaceiros nas regiões da Guarda e Bragança.

As temperaturas mais elevadas vão ser alcançadas em Beja (32º) e Castelo Branco (31º), enquanto Lisboa deverá chegar aos 26º, Faro aos 28º e Porto aos 23º.

Lusa