sexta-feira, 9 de maio de 2008

Cerca de três dezenas de Bombeiros profissionais reclamam equiparação com sapadores e municipais

Cerca de três dezenas de bombeiros profissionais iniciaram hoje às 10:00 uma concentração no largo de Camões, em Lisboa, para exigir a equiparação dos diferentes regimes laborais, direitos e vencimentos entre municipais, sapadores e voluntários.

"Exigimos respeito, dignidade, negociação e carreira única" pode ler-se nas portas de uma camioneta que os bombeiros trouxeram para o Largo Camões e que serve de palco à manifestação.

O dirigente nacional do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL), Mário Alves, disse à agência Lusa esperar a chegada de profissionais de todo o país para seguirem depois até à Praça do Comércio, onde tencionam entregar na secretaria de Estado da Administração Interna uma resolução com as principais exigências destes bombeiros.

Acrescentou ainda que delegações do STAL e do Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa vão tentar ser recebidas por algum representante do gabinete do secretário de Estado da Administração Interna.

O sindicalista explicou que os profissionais das associações de bombeiros "não são reconhecidos pelo poder político como tal, apesar de desenvolverem o mesmo trabalho dos sapadores e municipais".

Esta "discriminação" traduz-se, segundo Mário Alves, por menores salários e menos formação.

Os bombeiros hoje em protesto exigem ainda a criação de uma Academia Nacional do Fogo destinada a dar formação e a fazer a investigação nesta área.

Lusa