terça-feira, 6 de maio de 2008

Gramaços: novo inquilino acendeu fogueira e originou incêndio

Teve início numa “fogueirita” o incêndio que na manhã do dia 30 de Abril devastou o primeiro piso da casa que João Marques da Cruz se preparava para habitar já no final desta semana na localidade de Gramaços. O alerta foi dado pelos vizinhos cerca das 10h25, quando o novo inquilino se encontrava no exterior da casa sem que ainda não se tivesse apercebido das chamas.

Apesar de contíguas, as habitações vizinhas não foram afectadas pelas chamas, nem houve danos físicos a registar. O incêndio – que foi combatido por 27 bombeiros apoiados por seis viaturas da corporação da cidade – terá propagado da fogueira que João Cruz acendeu na lareira localizada no primeiro piso da casa para queimar alguns resíduos sobrantes do arranjo que fez ao tecto.

“Fiz a fogueirita pequena e desci logo para a loja para arrumar umas madeiras. Depois, vim cá para fora e estava aqui a falar com a vizinha quando veio um senhor a dizer que eu tinha a casa a arder”, contou angustiado João Marques da Cruz, referindo que estava a pensar mudar-se para lá – residia actualmente em Senhor das Almas – já no final desta semana.

Ao diário online do CBS, o comandante dos BVOH confirmou a origem do incêndio e justificou a rápida propagação das chamas com o facto de se tratar de uma casa antiga, onde prevalecem materiais como a madeira e o tabique. Segundo Emídio Camacho, o primeiro piso foi o mais afectado pelas chamas, bem como o telhado que ficou completamente destruído.

“Se demorássemos mais tempo, o cenário seria pior”, sublinhou, notando que a recém criada Equipa de Intervenção Permanente foi a primeira a ser mobilizada para o local. O pânico instalou-se entre a vizinhança, a maioria idosa, que chegou a pensar que as chamas pudessem afectar as suas casas. “Foi uma aflição muito grande”, contou uma vizinha, referindo que o cheiro a queimado já se sentia desde o início da manhã.

Correio da Beira Serra