sexta-feira, 2 de maio de 2008

Bombeiros Velhos vigiam floresta em bicicleta

Duas equipas da corporação dos Bombeiros Velhos de Aveiro vão patrulhar de bicicleta as zonas mais problemáticas do concelho, a partir do dia 1 de Junho. Serão dois homens por equipa para as áreas com maior perigo de fogos florestais, mas só aos domingos, para já, embora o comandante Luís Esteves pondere alargar este serviço.

Os Bombeiros Velhos de Aveiro terão, este Verão, equipas de bicicleta a patrulhar as zonas mais sensíveis do concelho. A iniciativa, que será apresentada publicamente amanhã, conta já com duas equipas constituídas e prontas para entrar ao serviço a 1 de Junho, de acordo com o comandante da corporação, Luís Esteves.

As equipas vão actuar «nas zonas mais florestadas do concelho», explica o comandante, «como Oliveirinha, Nariz ou Verba», devendo efectuar o mesmo percurso feito pelos jovens voluntários que habitualmente vigiam a mata. Para já, este serviço terá lugar apenas aos domingos, mas o responsável espera conseguir alargá-lo.

«Temos mais inscritos, vamos ver se é possível. O ideal era fazê-lo diariamente», reconhece. O custo dos equipamentos, no entanto, não ajuda. «Bicicleta e equipamento fica em 300 euros por homem», diz Luís Esteves, adiantando que as primeiras bicicletas foram oferta de um particular. O comandante revela que em breve terá também lugar um peditório, «para colmatar as despesas com estas equipas».

Diário de Aveiro