sexta-feira, 11 de abril de 2008

Exposição reúne 720 miniaturas de viaturas de bombeiros

No edifício da Caixa de Crédito de Oliveira do Hospital abriram-se, também esta manhã, as portas para a exposição que reúne cerca de 720 miniaturas de viaturas de bombeiros. Propriedade de José António Cruz e Vítor Gomes, as peças vão estar expostas até ao dia 30 de Abril, no âmbito de uma iniciativa da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital. Os alunos da EB1 e Jardim-de-infância da cidade foram os primeiros a visitar a exposição que pode ser também visitada por outras escolas do concelho e público em geral.

Presentes na inauguração José António Cruz e Vítor Gomes – bombeiros da corporação do vizinho concelho de Tábua – fizeram as delícias das crianças com algumas demonstrações, fazendo uso de duas miniaturas.

Proprietário de 665 miniaturas Vítor Gomes revelou ao diário online do Correio da Beira Serra que iniciou esta colecção há cerca de 10 anos com o objectivo de incutir nos mais novos o espírito do voluntariado e da actividade de bombeiro. Espera, em breve, atingir as mil miniaturas. José António Cruz começou a sua colecção há cerca de 20 anos, mas fica-se pelas cerca de 50 miniaturas. Revelou, contudo, que tudo começou após o nascimento do filho que costumava presentear com uma viatura de bombeiros em tamanho reduzido. Esta é a segunda vez que Gomes e Cruz expõem as suas peças.

No espólio agora disponível em Oliveira do Hospital estão também cerca de 70 miniaturas de um bombeiro de Oliveira do Hospital.

Correio da Beira Serra