sexta-feira, 11 de abril de 2008

“As escolas deveriam executar simulacros duas vezes por ano”

Os alunos da Escola do Primeiro Ciclo de Ensino Básico e do Jardim da Infância da cidade de Oliveira do Hospital – cerca de 250 – foram esta manhã evacuados do interior dos edifícios e encaminhados para o exterior, por ter soado o alarme de incêndio. De facto, o fumo saiu por uma das janelas, os bombeiros foram accionados, mas tudo não passou de um simulacro de incêndio em ambiente escolar.

Com direito a resgate de um aluno pela janela de uma sala do primeiro andar da EB1, o exercício – como explicou o comandante Emídio Camacho – teve o objectivo de pôr em prática o Plano de Emergência que deve existir em todas as escolas do concelho. “O ideal é sensibilizar, pegar no plano de emergência e pô-lo em prática”, referiu, acrescentando que “as escolas deveriam executar estes exercícios duas vezes por ano”. Segundo o comandante do Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, professores e auxiliares de educação devem estar preparados e ter formação adequada para dar respostas rápidas em caso de incêndio real.

No balanço ao exercício desta manhã, Camacho referiu que “decorreu dentro das expectativas”, embora tenha percebido que “há algumas situações que é preciso colmatar”. “A Escola tem que saber identificar os toques de emergência e os professores e auxiliares têm que estar preparados”, acrescentou, referindo que é sua preocupação sensibilizar as escolas para a realização destes exercícios, quer na área dos incêndios, quer dos sismos e a da segurança rodoviária.

Os simulacros não têm sido frequentes no concelho de Oliveira do Hospital, mas Emídio Camacho espera que, daqui para o futuro, se possam realizar com maior periodicidade, revelando estar já a ser preparada a realização de um exercício semelhante na Escola Secundária. Garantiu também não ter memória de qualquer registo de incêndio em edifícios escolares concelhios.

Correio da Beira Serra