sexta-feira, 28 de março de 2008

Workshop Incêndios Florestais – Impactos Económicos e Ambientais [11-04-2008]

Estão abertas as inscrições para o workshop «Incêndios Florestais – Impactos Económicos e Ambientais» que vai decorrer em Sintra, no Centro Cultural Olga Cadaval, no próximo dia 17 de Abril, inserido no programa do Ano Nacional do Voluntariado em Bombeiros.

A iniciativa é promovida pela LBP, com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, e com o patrocínio da TMN, PT Comunicações, Tranquilidade, Montepio e Banif.

Para apresentar a experiência europeia estará presente o presidente da Comissão de Fogos Florestais do CTIF, Mark Jones, numa intervenção que decorrerá pelas 10.00 horas, logo após a sessão de abertura, marcada para as 09.30 horas. Segue-se “A experiência da Grécia no Verão de 2007”, por Georgios Pournaras, Director-Geral do Serviço de Incêndios da Grécia.

A segunda sessão está marcada para as 11.00 horas, com a experiência americana, que será apresentada por James Smalley, responsável do “NFBA Wildland Fire Protection and National Firewise Communities Program”, intervenção à qual se segue um período de debate.
Depois do almoço, inicia-se, cerca das 14.30 horas, a terceira sessão.

A experiência portuguesa será objecto de intervenções de um painel composto pela Comissão Eventual de Acompanhamento e Avaliação da Política Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios da Assembleia da República, da COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação, da Federação Portuguesa de Produtores Florestais de Portugal, representada pelo presidente da Direcção, Ricardo Jacinto, da Liga da Protecção da Natureza, representada por um membro da LPN Centro, Joaquim Sande Silva, da Autoridade Nacional de Protecção Civil, representada pelo Comandante Operacional Nacional, Gil Martins, e da LBP, representada pelo Comandante dos Bombeiros Voluntários do Estoril, Artur Gomes.

Pelas 16:45 horas será apresentado o Plano Municipal Florestal do Concelho de Sintra, tarefa a cargo de Mário Louro, Coordenador do Serviço Municipal de Protecção Civil de Sintra.
A sessão de encerramento está marcada para as 17:30 horas.

Informações/inscrições (até dia 11 de Abril):
Liga dos Bombeiros Portugueses
Rua Eduardo de Noronha, 5 e 7
1700-151 Lisboa
Tel: 218421380
Fax: 218477394
infor@lbp.pt

Liga dos Bombeiros Portugueses