quinta-feira, 27 de março de 2008

Liga dos Bombeiros quer criar rede nacional de ambulâncias

O presidente da Liga de Bombeiros Portugueses promete insistir junto do seu homólogo do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para que seja criada uma rede nacional de ambulânciaspara as quais seriam formados mais 200 novos tripulantes.

Em declarações à TSF, Duarte Caldeira assume que esse será um dos temas que procurará discutir com o presidente do INEM, na reunião que ambos têm agendada para esta quinta-feira.

No entender deste responsável, a criação de uma rede nacional de ambulâncias evitaria o surgimento de mais casos de descoordenação entre as várias entidades de socorro, embora, para que tal possa ser uma realidade, seja necessário iguamente, segundo Duarte Caldeira, formar 200 novos tripulantes.

«O país tem um défice de tripulantes que estimamos em 200 e que carecem de ser formados para dotar as ambulâncias da rede nos termos do que estabelece a lei e do que é exigível no socorro de qualidade», defendeu.

Exactamente com o objectivo de resolver este problema, o presidente da Liga de Bombeiros pretende «equacionar com o INEM, entidade que tem a responsabilidade de coordenar da formação dos técnicos que operam nesta área, um plano de formação que leve à qualificação deste número».

Além deste investimento, Duarte Caldeira defende ainda um maior investimento nos bombeiros, com vista à criação da referida rede nacional de ambulâncias.

Diário Digital