quinta-feira, 20 de março de 2008

Vigilância na “máxima força”

Desde as 00h00 de hoje até às 24h00 de domingo as estradas da região centro, onde se insere o concelho de Oliveira do Hospital vão ser “vigiadas na máxima força para que a sinistralidade seja mais reduzida”. A garantia foi dada há instantes ao diário online do Correio da Beira Serra pelo tenente-coronel Cardoso, comandante do Grupo Regional de Trânsito que abrange os distritos de Castelo Branco, Guarda, Viseu, Aveiro e Coimbra.

Cerca de 500 homens distribuídos por várias patrulhas estão atentos às principais auto-estradas, itinerários principais e complementares que servem a região centro, apoiados pelas brigadas territoriais e fiscais mobilizadas a nível nacional para a “Operação Páscoa 2008”. Sob o olhar atento dos militares da Guarda Nacional Republicana vão estar as vias nacionais e secundárias que servem as várias localidades.

“Muita atenção” na EN17

No caso concreto do concelho de Oliveira do Hospital, a Estrada Nacional 17 é a via que mais preocupa as forças de segurança pela sinistralidade que aí se tem vindo a registar, bem como, pelo facto de ser uma via que possibilita o acesso ao vizinho concelho de Seia e ao maciço central da Serra da Estrela, onde é esperado uma grande afluência de turistas. “A EN17 é uma estrada à qual nós damos muita atenção”, referiu o tenente-coronel Cardoso, destacando o facto de nessa via se terem registado “acidentes com vítimas mortais”, justificando assim, o recurso frequente aos radares pelas patrulhas da Brigada de Trânsito.

Ao diário online do CBS o responsável pelo Grupo Regional de Trânsito sublinhou também que, ao contrário do que se verifica no Natal em que o trânsito se dirige para várias localidades, na Páscoa o fluxo automóvel segue em direcção a destinos turísticos como a região do litoral, o sul do país e este ano – por as condições climatéricas o permitirem – para a Serra da Estrela, onde é esperada a queda de neve para o fim-de-semana.

“A nossa missão é a visibilidade e prevenção”

Na “Operação Páscoa 2008”, as patrulhas vão estar particularmente atentas à velocidade, álcool e manobras perigosas. Mas, garante o comandante Cardoso, “a nossa missão é a visibilidade e a prevenção”. “Estando na estrada, esperamos conseguir prevenir comportamentos de risco”, frisou o responsável, adiantando que tendo em conta o balanço realizado em anos anteriores “todo o distrito tem melhorado bastante em matéria de sinistralidade”. Contudo, lembrou que está em causa “um problema da sociedade”, sublinhando que “as regras de trânsito também são regras de conduta”. Para o responsável é tudo “uma questão de educação”.

Até ao último minuto de domingo, cerca de 1700 militares da GNR, 800 patrulhas e 700 viaturas vão patrulhar as estradas portuguesas. Os militares da GNR têm ao dispor 700 alcoolímetros e 35 aparelhos de controlo de velocidade.

Correio da Beira Serra