quinta-feira, 20 de março de 2008

Operação Páscoa/Trânsito: Primeiras horas sem acidentes - BT da GNR

As primeiras oito horas da "Operação Páscoa 2008", que começou às 00:00 de hoje, decorreram sem registo de acidentes, disse à agência Lusa uma fonte da Brigada de Trânsito da GNR.

A mesma fonte adiantou que cerca das 08:00 já se notava "algum deslocamento da população para Norte", prevendo-se que vá aumentando ao longo do dia.

Até às 24:00 de domingo, cerca de 1.700 militares da GNR, 800 patrulhas e 700 viaturas vão patrulhar as estradas portuguesas.

Os militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) têm ao dispor 700 alcoolímetros e 35 aparelhos de controlo de velocidade.

Durante os quatros dias da operação, a GNR estará atenta ao excesso de velocidade, de álcool e de substâncias psicotrópicas, uso do cinto de segurança, transporte de crianças, estado de conservação dos pneus e iluminação.

Para evitar acidentes, a fonte da BT da GNR aconselha os automobilistas a moderaram e adaptarem a velocidade à estrada e às condições climatéricas, guardarem a distância necessária do veículo da frente, usarem cinto de segurança e não ingerirem bebidas alcoólicas.

Os militares da GNR vão estar sobretudo a vigiar e a fiscalizar "as vias mais críticas", que são aquelas onde ocorrem mais acidentes e onde há maior concentração de tráfego.

Durante a operação, a GNR vai ainda fiscalizar os itinerários secundários, aqueles que estão dentro das localidades, tendo em conta o "elevado" número de atropelamentos, adiantou a mesma fonte.

Lusa