quarta-feira, 26 de março de 2008

Três despistes apenas numa hora em rotunda da Estrada de Eiras

"Rotunda do INEM", na Estrada de Eiras, volta a dar que falar. Três viaturas despistaram-se ali ontem de madrugada. Em pouco mais de uma hora um jipe foi parar a uma valeta, um veículo ligeiro embateu noutras três viaturas, duas das quais estavam estacionadas, e um carro “voou” por cima da rotunda

Três viaturas despistaram-se ontem de madrugada na "Rotunda do INEM", na Estrada de Eiras, em Coimbra. Entre as 2h45 e as 4h00, a PSP registou o despiste de um jipe que se imobilizou fora da estrada, outro despiste de um automóvel que não parou no local e ainda um terceiro acidente de uma viatura ligeira que embateu em três carros, dois deles estacionados, e cujo condutor, de 21 anos, sofreu vários ferimentos.

Álvaro Neves de Abreu, condutor e único ocupante do jipe, foi o primeiro daquela madrugada, passavam poucos minutos das 3h00. «Ia fazer um pequeno trabalho a um amigo e só me apercebi da rotunda já em cima», frisou aquele contabilista que mora no Bairro do Brinca e que circulava em direcção à Estação Velha. «A roda foi ao lancil e puxou-me o carro da estrada», relatou Álvaro de Abreu, que é deficiente das Forças Armadas.

Ao mesmo tempo que se mostrava revoltado com a situação, aquele automobilista, que seguia sozinho, garante que que só não ficou ferido porque vinha devagar. «A 50-60 à hora», justificou.
Perante a falta de visibilidade de que se queixou, Álvaro de Abreu promete que a questão não vai ficar por aqui. «Isto é uma vergonha», frisou, garantindo que vai apresentar queixa à Câmara Municipal de Coimbra esperando que a rotunda seja eliminada.

Para reforçar a sua convicção, Álvaro Abreu relata os dois acidentes a que assistiu na mesma rotunda já depois do seu despiste. Primeiro, uma carrinha Peugeot, cujo condutor foi para o hospital, embateu num sinal e num muro; depois, um Civic, que circulava em direcção à Estação Velha, abandonou o local depois de se ter despistado e literalmente ter voado por cima da rotunda.

Além do espaço apertado para contornar a rotunda (ver caixa), durante a noite a falta de iluminação promete fazer daquela estrada um “ponto negro” na sinistralidade da cidade. Natália Cordeiro e Hilda Reis, que vivem nas imediações da rotunda, alertaram, por outro lado, para o facto dos autocarros terem dificuldades em ali circular. «Íamos sendo as primeiras vítimas», referiram-nos, aludindo ao facto dos veículos pesados por vezes terem de subir o passeio para passarem. Uma situação que ainda não foi totalmente resolvida. «Cortaram um bocado à rotunda mas ainda não é o suficiente», frisaram as moradoras.

Recorde-se que na nossa edição do passado dia 21, já alertávamos para a fraca sinalização do local ao mesmo tempo que noticiávamos um dos primeiros acidentes do local. Quinta-feira, cerca das 23h30, um automóvel despistava-se no local, tendo resultado danos materiais quer no carro quer na própria rotunda. Os Bombeiros Voluntários de Coimbra chegaram mesmo a enviar para o local uma viatura de desencarceramento que felizmente não foi necessária.

SMTUC confirmam queixas de motoristas

Câmara notificou empresa para corrigir as deficiências
Manuel de Oliveira, administrador-delegado dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), confirmou ontem ao Diário de Coimbra as queixas dos motoristas da empresa relacionadas com dificuldades em passarem na rotunda da Estrada de Eiras e que já as comunicou à Câmara Municipal de Coimbra.

Na nossa edição do passado dia 21 alertámos para o facto da construção da rotunda ter criado inicialmente algumas dificuldades à circulação de veículos pesados no sentido Bairro de S. Miguel-Estação Velha, uma vez que devido ao estreitamento da via tinham que subir um passeio. A situação foi no entanto corrigida. Mas não de todo porque os condutores de alguns veículos pesados continuam a sentir dificuldades em ali passar, nomeadamente dos Serviços

Municipalizados de Transportes Urbanos que, no sentido Eiras/Estação Velha não passam sem uma das duas manobras: ou galgar o lancil do lado direito ou violar a delimitação da rotunda.
De acordo com a Câmara Municipal de Coimbra, a obra da rotunda ainda está a decorrer uma vez que não foi entregue à autarquia.

A obra, acrescentou a mesma fonte da Câmara Municipal de Coimbra, não está de acordo com as instruções dadas no sentido de que deveria ter uma inclinação transversal máxima de 6% no anel de circulação definindo assim um único plano inclinado. Ou seja, a rotunda tinha uma sobreelevação significativa, apresentando uma deformação.

A autarquia referiu que a empresa responsável pelos trabalhos já foi notificada para proceder à rectificação bem como à colocação da necessária sinalização (algo que ontem à tarde já estaria a ser feito) e frisou que com a construção da rotunda se pretende reduzir o excesso de velocidade naquela via e dar um acesso fácil e seguro ao INEM e ao supermercado que ali abriu ao público. Aliás, a construção da rotunda está a cargo do supermercado uma vez que a Divisão de Trânsito do município entendeu que em termos de segurança seria perigoso, naquela recta, ter com alguma frequência viaturas a entrar e sair do parque de estacionamento.

Diário de Coimbra