segunda-feira, 10 de março de 2008

Chuva, vento e ondulação fortes

Sete distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso Laranja e oito sob aviso Amarelo devido à chuva, vento e ondulação fortes, segundo o Instituto de Meteorologia.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Castelo Branco estão sob aviso Laranja, o terceiro de uma escala que vai até quatro.

Para os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto prevê-se ondulação forte, entre os cinco e os sete metros, vento forte com rajadas que podem chegar aos 80 quilómetros por hora, e períodos de chuva ou aguaceiros fortes.

No distrito de Aveiro espera-se ondulação entre os cinco e os sete metros e chuva ou aguaceiros fortes.

Para o distrito da Guarda prevê-se vento forte com rajadas na ordem dos 100 quilómetros por hora, tal como deverá suceder em Coimbra, onde se aguarda igualmente ondulação forte, tal como acontecerá no distrito de Leiria.

Distritos a Amarelo

Com aviso Amarelo, o segundo da mesma escala, estão os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Castelo Branco, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro.

O aviso deve-se, nos distritos de Vila Real, Bragança, Viseu e Castelo Branco, ao vento forte com rajadas de 80 quilómetros por hora.

Para os distritos de Lisboa, Setúbal, Beja e Faro o aviso justifica-se pela previsão de ondas entre os quatro e os cinco metros.

Apenas os distritos de Portalegre, Évora e Santarém escapam ao mau tempo.

Avisos Meteorológicos

Verde
Não se prevê nenhuma situação meteorológica de risco.

Amarelo
Situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica. Acompanhar a evolução das condições meteorológicas. Rajada máx. vento: 70 – 90 Km/h Precipitação: 10 – 20 mm/1h (milímetros numa hora) Agitação marítima: 4 – 5 metros

Laranja
Situação meteorológica de risco moderado a elevado. Manter-se ao corrente da evolução das condições meteorológicas e seguir as orientações do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil. Rajada máx. vento: 90 – 130 Km/h Precipitação: 20 – 40 mm/1h) Agitação marítima: 5 – 7 metros

Vermelho
Situação meteorológica de risco extremo. Manter-se regularmente ao corrente da evolução das condições meteorológicas e seguir as orientações do SNBPC. Rajada máx. vento: > 130 Km/h Precipitação: > 40 mm/1h Agitação marítima: > 7 metros

SIC