quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Despiste de autocarro com crianças

Um autocarro com crianças despistou-se na zona do Poçeirão, em Palmela. O acidente provocou nove feridos ligeiros. Na viatura seguiam 44 passageiros, sete adultos e 37 crianças, alunas da Escola do 1º Ciclo de Águas de Moura, Bairro do Margaça. Bombeiros e técnicos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) deslocaram-se para o local logo após o acidente que ocorreu ao final da manhã.

Mais de 50 bombeiros de seis corporações e cerca de 20 viaturas, três veículos do INEM (Setúbal, Almada e Lisboa) e um carro de intervenções em catástrofe foram destacados de imediato para o socorro às vítimas do sinistro.

O INEM instalou um posto médico avançado para fazer a avaliação do estado de saúde de cada pessoa envolvida no acidente, adiantou à SIC uma fonte do Instituto que referiu ainda que uma psicóloga irá prestar assistência às vítimas e familiares.

“Um camião de grandes dimensões obrigou o motorista do autocarro a deslocar-se para direita. A viatura encostou à berma e acabou por cair”, relatou uma testemunha do acidente ao repórter da SIC no local, Paulo Nogueira. De acordo com a mesma fonte, o camião circulava em excesso de velocidade e fazia uma ultrapassagem perigosa, que terá levado ao despiste do autocarro.

No momento do acidente todas as crianças estariam a usar cinto de segurança, o que contribuiu de modo decisivo para o reduzido número de vítimas. Dado o aparato e as circunstâncias do despiste, a maioria das crianças entraram em choque e tiveram de receber assistência médica.

“Apenas quatro crianças e cinco adultos foram hospitalizadas”, disse à SIC a coordenadora regional do INEM, Isabel Santos. No último balanço de contam-se nove feridos ligeiros.

“Quando cheguei ao local do acidente, pensei o pior”, disse ao repórter da SIC o pai de uma das crianças que seguia no autocarro.

A equipa de Investigação criminal do destacamento da Brigada de Trânsito da GNR de Setúbal está agora a investigar as causas do acidente. Ao que tudo indica, o motorista do camião será o responsável pelo sinistro. As autoridades estarão também a tentar localizar o camionista.

SIC